Texturas acrílicas
RESUMO
Também conhecidas no mercado da construção civil como revestimentos de ligantes sintéticos, poliméricos, acrílicos ou de quartzo, as texturas acrílicas integram a linha de produtos formulados à base de um ligante polimérico, ou resina, geralmente de natureza acrílica ou acrílico-estirenada em emulsão aquosa com cargas minerais, pigmentos e aditivos.
São produtos prontos para uso que começaram a ser fabricados no Brasil na década de 1960 com base em tecnologia europeia e, à margem da normalização, conquistaram parcelas importantes do mercado nacional na construção civil como acabamento final de fachadas.
INTRODUÇÃO
A textura acrílica pode ser aplicada em superfícies como alternativa à massa corrida, como reboco ou em superfícies de pouca aderência como placas de PVC ou ainda em placas de madeira.
No mercado, o consumidor já encontra diversos tipos de texturas, e o que as diferencia é a granulação.
MATERIAIS
A aplicação dessas texturas requer o auxílio de vários materiais, tais como :
Rolos de efeitos decorativo
Desempenadeiras
Espátulas Trinchas e outros instrumentos conforme a criatividade do aplicador.
ESPECIFICAÇÕES
Os revestimentos texturizados são em média de quatro a seis vezes mais espessos do que uma pintura normal e consomem de 1,5 kg a 4,5kg, frente a 300g de um pintura. A espessura, aliada à adição de grãos de quartzo, conferem ao revestimento texturizado grande durabilidade face às agressões ambientais, proporcionando excelente proteção para a edificação. Sua grande espessura também ajuda a disfarçar possíveis defeitos oriundos das técnicas artesanais de construção utilizadas na aplicação dos rebocos, ou até mesmo defeitos de construção.
TÉCNICAS PARA A APLICAÇÃO
A superfície deve estar firme, limpa, seca, sem poeira, cera, gordura, graxa, sabão ou mofo.
Quando aplicado em reboco ou concreto novo, aguardar secagem da massa por 30 dias. Depois aplicar uma demão de