Textos
VANILDA CRISTINA DA MATA MUZZI
PRÁTICA PEDAGÓGICA: NECESSIDADES EDUCATIVAS
UBERABA – MG
2013
Texto reflexivo
Necessidades Educativas
Através da leitura do livro “a felicidade das borboletas” de Patrícia Engel Secco, analisando as opiniões tanto de crianças que convivem com outras com necessidades especiais e observando os trabalhos de educadores com essas crianças, fica evidente o quanto é desafiador garantir a elas uma convivência saudável e uma aprendizagem com qualidade.
São inúmeros os casos de crianças com algum tipo de deficiência, que encontram obstáculos no convívio tanto social quanto no meio escolar, mas há casos como o da personagem “Marcela”, do livro “A felicidade das borboletas”, onde a criança encontra o apoio familiar, colegas dispostos a ajudá-las e educadores dinâmicos e com vontade de alcançar o objetivo da inclusão, garantindo que essas crianças consigam no seu tempo, realizar atividades propostas a elas e aprendam junto com os colegas.
É importante ressaltar que as crianças com NE, querem ou se sentem igual ás crianças ditas “normais”, portanto elas querem e precisam dessa convivência, assim como participar das mesmas atividades, é claro, dentro de seus limites e de seu tempo. Essa experiência de convivência é proveitosa para ambas as partes, pois garante que as crianças aprendam a respeitar as diferenças e trocar conhecimentos.
Com a realização da atividade, pude perceber que nem todos aceitam com normalidade os portadores de necessidades especiais, tanto crianças e professores apresentam alguma resistência em aceitar a inclusão nas escolas regulares. Mas felizmente há aqueles que aceitam com naturalidade e respeito e estão abertos para aprender com a diversidade.