textos
ENGENHARIA MECANICA
RESUMO DO TEXTO ‘’O FUTURO É ENGENHOSO’’
THARDELLY CARLOS DA SILVA SANTANA
Maceió, 06 de setembro de 2014
“O Futuro é Engenhoso”
RESUMO
O artigo de Katia Simões mostra um pouco da evolução e do enorme crescimento na formação e expansão do mercado de trabalho para os profissionais da engenharia.
Três décadas atrás, após se formar, um engenheiro não tinha tanta perspectiva de trabalho em sua área, após anos perdidos a falta de inovações tecnológicas dos profissionais, fez com que uma grande parte dos engenheiros migrasse para outras áreas, como o mercado financeiro. Hoje o senário mudou e é otimista, graças aos investimentos previstos para os próximos anos. Segundo as entidades, cerca de 40 mil engenheiros formados anualmente no Brasil, não são suficientes para a demanda de mais de 300 mil profissionais que o mercado necessita. Um diferencial que esta mudando o perfil dos novos profissionais, é a exigência tecnológica do mercado. Para completar, essa exigência junto ao longo tempo do curso e a dificuldade nas matérias elevou a evasão dos alunos de engenharia em torno de 40 e 50% reduzindo ainda mais o numero de formandos.
Com diversos tipos de ofertas e perspectivas de crescimento, os interesses pela carreira ressurgiram com índices fantásticos, onde o curso de engenharia civil da USP ‘’universidade de são Paulo’’, desbancou o curso de medicina, que era considerado entre as universidades um dos cursos mais concorridos, isso mostra a mudança no quadro educacional e a vontade de promover inovações não só para os jovens profissionais, mais também para especialistas sênior que são responsáveis por comandar e compartilhar experiências e métodos de melhorias para à empresa e para os centros de educação.