textos
A AÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM,
NA ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS
Andreia Hildebrando dos Santos Salmória - EPE
Ortenila Sopelsa - UNOESC
Resumo: Os resultados apresentados neste artigo são parte de uma pesquisa maior que teve como objetivo investigar a percepção das professoras dos três primeiros anos do ensino fundamental em relação aos processos do ensino e da aprendizagem no que tange a alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede municipal de Campos Novos (SC), participaram três professoras de cada escola, sendo cada uma delas responsável por um dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturada, com o intuito de identificar aspectos relevantes ligados aos saberes e à prática, na concepção das professoras, dando vez e voz para que estas descrevessem o que acontece em relação ao tema em pauta. A partir da pesquisa foi possível identificar a importância e o valor de conhecer a realidade vivenciada pelo aluno, a interação do professor com os alunos e a família, a necessidade do planejamento e ações coletivas entre as professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental, incluindo também, o compromisso das políticas públicas para que efetivamente ocorra o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita, na alfabetização.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Alfabetização.
Introdução
A alfabetização é uma das etapas que contribui para a evolução intelectual do aluno, e é um processo contínuo que ocorre de maneira gradativa. Não basta apenas codificar e decodificar. O aluno precisa interpretar, compreender e assimilar o conteúdo para que efetivamente ocorra o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita.
No processo de alfabetização, professor e alunos ocupam papel de destaque, caminhando juntos na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais. Durante esse percurso, é significativa a