Textos ÉTICA
A frase provocou um murmúrio de aprovação. Toda a sabedoria começa com a aceitação da ignorância.
Havia ainda esperança para todos!
(…)
- [Ludwig Wittgenstein] (…) Mas acreditas verdadeiramente que as pessoas precisam desse tipo de filosofia nas suas vidas? Pensas que as pessoas normais se preocupam com o problema metafísico do livre arbítrio? Não, preocupam-se como vão pagar as suas dívidas. Como viver uma vida reta? Não, preocupamse com a sua vida sexual. A verdadeira natureza da realidade? Não, só querem ser promovidas. Como funciona a mente? Absolutamente não! Quando muito, ponderam que carro comprar. É só disso que são capazes. - Nesse caso, o mundo precisa de um novo Sócrates para os abanar – declarou, entusiasmada, uma jovem e bonita admiradora.
(…)
- [Wittgenstein] (…) Eu afirmo que a verdadeira filosofia é demasiado difícil para as pessoas vulgares.
- O que eu nego – declarou Sócrates. – Qualquer pessoa pode ser ensinada a pensar.
(…)
- [Wittgenstein] Portanto, ensina-lhe a tua filosofia, e vê se ela melhora de alguma maneira a vida.
- [Sócrates] Nenhum problema. – Se uma vida não examinada não valia a pena ser vivida, o que era obviamente verdade, então uma vida com filosofia era inequivocamente melhor do que uma vida sem filosofia. Mas como fazer alguém compreender isto?
[Sócrates e Wittgenstein fazem uma aposta]: Sócrates deveria provar que a filosofia torna melhor a vida das pessoas.
(…)
- Temos …ou seja, tens [Lila] … de encontrar uma pessoa adequada, do Outro Lado. Assumo, Ludwig que me concedes o privilégio de escolher o melhor candidato possível.
- Tenho igualmente pouca fé em qualquer deles. És livre de escolher a tua vítima. Mas joga de acordo com as regras … tens de escolher alguém que não saiba nada de filosofia.
- Exato. Se há coisa de que não precisamos é de outro