Textos administrativos
ATA: é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião para um determinado fim.
ATESTADO: é o documento firmado por uma pessoa favor de outra, atestando a verdade arespeito de determinado fato. As repartições públicas, em razão de sua natureza, fornecem atestados e não declarações.O atestado difere da certidão, porque, enquanto esta prova fatos permanentes, aquele se refere a fatos transitórios.
AVISO: é um tipo de correspondência cujas características são amplas e variáveis. O aviso pode ser uma comunicação direta ou indireta; unidirecional ou multidirecional; redigida em papel próprio, afixada em local público ou publicada através da imprensa. O aviso é usado na correspondência particular, oficial e empresarial. Muitas vezes, aproxima-se do comunicado, do edital ou do oficio. Geralmente não traz destinatário, fecho ou expressões de cortesia.
* AVISO e o OFÍCIO são modalidades praticamente idênticas e que a única diferença entre os dois é ser o aviso expedido exclusivamente por Ministros de Estado, Secretário-Geral da Presidencia da República, Consultor-Geral da República, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República eSecretários da Presidência da República para autoridades da mesma hierarquia, e o ofício ser expedido pelas demais autoridades para órgão públicos ou particulares, com relação ao primeiro, não é isso que se tem observado na imprensa diária.
CARTA COMERCIAL: é a correspondência tradicionalmente utilizada pela indústria e comércio.
CARTA OFICIAL: é um tipo de correspondência utilizada por alguns órgãos públicos, emsituações não-cerimoniosas, com relação a pessoas estranhas ao serviço público. Modernamente, as cartas oficiais vêm sendo absorvidas pelos ofícios, e estes cada vez mais se generalizam.
CIRCULAR: é o meio de correspondência pelo qual alguém se dirige, ao mesmo tempo, avárias repartições ou pessoas. E,