Texto
Em uma era cada vez mais globalizada, de mercado competitivo, em que a comunicação expõe online a qualidade e a deficiência dos produtos e serviços vendidos, inovar significa sobreviver. A gestão dos ativos intangíveis, determinantes para o crescimento e a sustentação das empresas, passa a ter crucial importância para o sucesso das organizações.
A implementação da gestão do conhecimento nas organizações requer a atenção e cuidados com relação a alguns fatores internos da empresa. De acordo com Angeloni
(2008), uma empresa voltada ao conhecimento emerge de interações contínuas e recursivas entre três dimensões: infraestrutura, pessoas e tecnologia. Uma das preocupações é a manutenção do equilíbrio entre as três dimensões como forma de viabilizar a criação do conhecimento. Eventuais modificações em uma das dimensões geram efeitos sobre as outras, devido à sua interatividade. Desta forma, tanto os métodos de estruturação organizacional, a criatividade e inovação, como as ferramentas de gestão eletrônica de documentos, por exemplo, são entendidos como elementos fundamentais para uma organização produtora de conhecimento.
Vejamos a seguir o modelo proposto, com base em Angeloni (2008)
A. A dimensão infraestrutura
Para Angeloni (2008) a dimensão infraestrutura compreende algumas variáveis importantes do ambiente organizacional, que - caso adequadamente implementadas na organização - contribuiriam com a criação e manutenção de um ambiente propício à gestão do conhecimento na empresa. Para a autora, é objetivo desta dimensão, é buscar continuamente a integração das pessoas à missão, visão e estratégias da organização, a fim de que elas compreendam as necessidades organizacionais para as quais desempenham suas atividades. Compõem esta dimensão: a visão holística, a cultura organizacional, o estilo gerencial e a estrutura organizacional.
A visão holística busca transformar um entendimento organizacional