Texto
CAA-Bacharelado em Ciências Econômicas
Introdução aos Estudos Históricos
Prof. Dr. André Luiz de Miranda Martins
QUESTÕES PARA ESTUDO E DISCUSSÃO
1. Se, com efeito, “toda história é história contemporânea” (Croce), que implicações teria essa constatação para a prática historiográfica segundo a qual conta-se o fato histórico “tal como ele se passou” [wie es eingentlich gevesen]? 2. O que significa, em pesquisa histórica, incorrer em um anacronismo?
3. “O dom de despertar no passado as centelhas da esperança é privilégio exclusivo do historiador convencido de que nem os mortos estarão em segurança se o inimigo vencer” (trecho da Tese VI, em Sobre o Conceito de
História, de Walter Benjamin).
Em que sentido a frase acima é uma exortação ao trabalho do historiador genuinamente científico – e, portanto, crítico? Seria a pesquisa histórica crítica oposta à “História Oficial”? Por quê?
4. Explique: a história genuinamente científica e crítica leva em consideração as eras históricas, diferentemente da história positivista, que privilegia as eras cronológicas. 5. Na mesma linha da questão anterior, disserte sobre o trabalho do historiador tradicional, positivista, como comparável ao do antiquário, do colecionador de antiguidades e relíquias.
6. Biografia é História?
7. Comente: “O desejo de colocar o gênio individual como a força criadora da história é característico dos estágios primitivos das consciência histórica”
(Edward Carr).
8. Discuta a “História Oficial” a partir do seguinte comentário de Edward Carr:
“Não há indicador mais significativo do caráter de uma sociedade do que o tipo de história que ela escreve ou deixa de escrever”.
dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd- dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd- dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd-