Texto
Management Executive, Review, Journal, or Learning and Education, periódicos de língua inglesa editados pela Academy of Management.
Acesse www.aomonline.org para informações sobre Academy of
Management ou assinaturas de suas publicações ou contate Susan Zaid,
235 Elm Road Briarcliff Manor, New York 10510, USA. szaid@pace.edu.
©2004 Academy of Management. Todos os direitos são reservados.
Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida sem autorização escrita de Academy of Management. Obtenha autorização para reprodução e uso em sala de aula junto a Copyright Clearance Center (www.copyright.com).
ESPECIAL A.M.E.: CRIANDO VALOR SUSTENTÁVEL
ESPECIAL A.M.E.
Criando valor sustentável A
pesar da recente disseminação do discurso da sustentabilidade, grande parte dos executivos ainda considera o desenvolvimento sustentável uma espécie de mal necessário, uma vez que envolve regulações, custos e responsabilidades onerosas. Este artigo apresenta um modelo complexo e multifacetado de criação de valor para os acionistas que leva em conta os desafios globais do desenvolvimento sustentável. Mostra, que a sustentabilidade não é irreconciliável com o crescimento econômico, mas que, ao contrário, pode ser importante fonte de vantagem competitiva e de geração de valor para acionistas e comunidade em geral.
MONTAGEM SOBRE ORIGINAL FOTO TW
por Stuart L. Hart e Mark B. Milstein UNC-KFBS
Com a queda do comunismo na última década, o capitalismo emergiu como a ideologia econômica dominante no mundo.
Infelizmente, os resultados produzidos em dez anos de capitalismo global não têm sido uniformemente positivos1. A saturação dos mercados desenvolvidos, a ampliação do fosso entre ricos e pobres, o crescimento dos níveis de degradação am-
biental e a preocupação de que o mundo desenvolvido possa estar perdendo o controle sobre sua própria densidade populacional, vêm se combinando