texto
Kleverton Clóvis de Oliveira Saath A visão apresentada por Frank Navran diretor de consultoria em ética do Ethics Resourse Center, trazida por Maria Cecilia Coutinho de Arrude professora do departamento de mercadologia da EAESP/FG/FG, se fundamenta em um pensamento do desenvolvimento da ética dentro das organizações, trás esse pensamento no artigo Indicadores de Clima Éticos nas Empresas. O MODELO DE NAVRAN
“A empresa que almeje ser ética deve divulgar declarações precisas definindo as regras e deve criar procedimentos de verificação para assegurar que todos na organização as estão cumprindo”.
O principio básico do modelo de Navran é o da congruência ou consistência: a pessoa, individualmente, e a organização são mais eficientes quando há congruência entre os valores e as crenças a respeito de como o trabalho deve ser feito e as expectativas e exigências da organização em relação ao sucesso. A visão ética nas organizações são imprescindíveis para aumentar o grau de satisfação dos seus colaboradores, nesta visão os funcionários seguem os princípios estabelecidos pela empresa que mensura o nível ético dos seus colaboradores, pois as pessoas de modo geral só seguem oque pode ser medido.
O modelo parte de indicadores de climas éticos, onde os sistemas formais pode determinar oque é preciso fazer na empresa, para alcançar os resultados esperados, esse indicador é seguido da Mensuração onde o autor descreve que os indivíduos só fazem ou executam oque é medido.
INDICADORES DE CLIMA ÉTICO A PARTIR DO MODELO DE NAVRAN
A liderança é um dos pilares dos indicadores, pois a ética está amplamente constituída de regras de sobrevivência, regras de comportamento associadas à profissão, regras de relacionamento que possibilitem harmonia na convivência social, sendo assim, as regras estabelecidas são verdadeiras, pois o funcionário segue por sobrevivência.
Negociação em todas a organização, os funcionários rotineiramente se engajam em