texto
“Projetar e construir um carro com propulsão a jato de ar, que permita o transporte de massa padrão de 2,0 kg, por uma pista de dimensões pré-estabelecidas e em linha reta.”
2. Pesquisa sobre Propulsão à Jato A propulsão a jato, literalmente e figurativamente, pode ser levada a sério com a invenção do foguete pelos chineses no século XI. Foguetes inicialmente foram destinados a simples fins, como no uso de fogos de artifício, mas gradualmente passaram a ser usados para propelir armamentos de grande efeito moral; neste ponto a tecnologia estagnou-se por séculos.
Propulsão a jato é o nome dado à força expelida por um motor através de um jato intenso de algum fluido, gerando impulso. Essa reação foi um dos avanços possibilitados pela aplicação da Terceira Lei Newton.
A Terceira Lei de Newton ou Princípio de Ação e Reação diz que todo força é resultado da interação física de dois corpos distintos, ou mesmo partes distintas de um mesmo corpo. Ou seja, quando um corpo A aplica uma força sobre um corpo B, recebe deste uma força de mesma intensidade e mesma direção, porém de sentido contrário.
Figura 1 - Princípio de Ação e Reação Fonte: Portal São Francisco.
Estágios iniciais de desenvolvimento Ao decorrer do seculo XX, persistia o problema de que os motores a foguete eram ineficientes para serem usados na aviação. Com isto sugiram os variáveis tipos de Motores. Há um grande número de tipos de motores a reação, todos eles propulsionados por um jato expelido em alta-velocidade.
2.1 Tipos de Motores
Jato de Água
Descrição: Expele água para trás de uma embarcação. Vantagens: Pode funcionar em águas rasas, potente, menos prejudicial à vida marinha. Desvantagens: Pode ser menos potente que uma hélice, mais vulnerável a danos.
Termojato
Descrição: Mais primitivo tipo de motor a jato. Essencialmente é um motor a pistão