Texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS- VI
PROFA. MIRELA MEIRA
Desenhos esquemáticos
Mara Machado
Janaina Ferreira
Raquel Vargas
Tatiane Ortiz
Maio de 2012.
Desenhos esquemáticos
Nos desenhos esquemáticos a criança não aceita generalizações, os desenhos são detalhados e expressam a compreensão de mundo da criança, os objetos podem ser significantes ou insignificantes, dependendo da sua relação emocional com eles e o uso vigoroso e direto da cor incrementa a qualidade decorativa dos desenhos.
Percebemos essa relação nos desenhos de Duda com 7 anos e Lavínia com 12 anos, onde observamos que alguns objetos como a casa são evidenciados, a casa é maior, ou é idealizada. No caso de Duda a representação do local onde ela mora é real, a casa é alta e importante na vida dela, ou seja, mostra proporções afetivas.
[pic] (Duda, 7 anos)
O desenho de Duda foi feito com lápis preto, canetinha e giz de cera, utilizando a técnica de desenho em papel, a menina usou todo o espaço da folha para representar ordenadamente seu esquema. Esse desenho tem duas linhas de base formando uma perspectiva, com mais de um ponto de vista. As cores do desenho podem ser melhor explicadas do vídeo mas são cores fortes,expressivas e com nuances.
[pic] (Lavinia, 12 anos)
Lavinia, 12 anos, na produção do desenho utilizou lápis preto,canetinha e lápis de cor em técnica de desenho em papel, ela utilizou todo o espaço da folha, a linha de base, nesse esquema, é rente a folha e observa-se proporções afetivas. Em se tratando de perspectiva, observamos que o sol e as nuvens estão distantes em relação a casa. As cores são fortes e diversificadas.
[pic]
(João Vitor, 11 anos)
No desenho de João Vitor, 11 anos, percebemos a técnica de desenho em papel com os seguintes materiais: