Texto resumo aula 10
As produções de textos acadêmicos são uma importante ferramenta de pesquisa e consulta tanto para os próprios acadêmicos como para os profissionais dos diversos ramos de atuação. No entanto, na maioria das vezes o que se observa é um número pequeno de produções científicas e muitas fora do contexto a que se propõe uma produção científica. Mesmo quando temos em mente boas idéias e objetivos bem definidos, sentimo-nos inseguros e até mesmo amedrontados diante do papel e da caneta, antes tão insignificantes.
A produção de artigos científicos deve ser orientada no sentido de buscar a motivação e a iniciativa do aluno em escrever. Os alunos vêem-se diante de muitas dificuldades para cumprir essas exigências, provavelmente, em decorrência de uma formação deficiente na formação básica. Por vezes, vê os alunos cursando o último ano dos cursos de graduação, desconhecem as mais elementares normas envolvidas na elaboração de textos científicos, tais como: desenvolvimento e estrutura do trabalho, procedimentos para se fazer pesquisas bibliográficas, seleção e organização da leitura das obras, construção de citações diretas e indiretas, etc. Essas dificuldades podem ser a causa de uma grande ansiedade nos alunos de graduação, na medida em que as exigências mudam em profundidade incorporando diversos elementos, até então desconhecidos, podendo, no limite, levar ao desânimo e, até mesmo, a desistência do curso.
O que caracteriza um texto acadêmico é o seu objetivo: ele veicula o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística.
As diversas finalidades do trabalho acadêmico podem se resumir em apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido, acumulado ou transmitido. Deve refletir o rigor, a perspectiva crítica, a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são partes essenciais da pesquisa acadêmica. Embora a qualidade de um texto acadêmico dependa fundamentalmente de