Texto para reflexão
Joãozinho era um menino pobre que morava numa pequena casa. Todas as manhãs levantava bem cedinho para ajudar ao pai. Coava o café, colocava dentro da mochila e rapidinho já estava à beira do mar para mais um dia longo de trabalho.
Colocava a mochila e o café no barco, arrumava as redes, verificava se todos os objetos que utilizava no trabalho estava correto ou completo, ajeitava os remos e junto ao pai desaparecia em alto mar. Essa era a lida de Joãozinho, durante todos os dias. Pobre Joãozinho! Não estudava, tinha que ajudar ao pai adquirir o alimento para sobreviver.
Certa manhã, fizera como de costume e bem cedinho já estava alto mar. Dessa vez, foi só, pois o pai estava doente e não podia trabalhar naquele dia, mas Joãozinho que já havia acostumado com o mar podia ir. sozinho e lá se foi. Entretido com o trabalho não percebeu a tempestade que estava por vir.
A chuva começou a cair; o vento e as ondas do mar começaram a agitar e levar o barco ora pra lá, ora pra cá e Joãozinho ali agarrado ao barco não desistia, tinha coragem. Em uma dessas ondas que vão e vem atingiu o barco quebrando a parte da frente. Mais forte Joãozinho segurava, tinha que voltar para casa e levar a comida, mas a tempestade forte ficava e num rápido reboliço quebrou a parte de trás do barco. Joãozinho não desanimava, precisava voltar, o barco começava a afundar. E, novamente uma onda brusca veio muito forte e rapidamente quebrou o teto do barco de Joãozinho. Que pena! Joãozinho precisava voltar para casa!
O que aconteceu com Joãozinho não sabe ao certo, a única que sabemos é que no dia seguinte foi encontrada pelos amigos na areia da praia a camisa de Joãozinho. Joãozinho partiu mais deixou um exemplo e sua camisa.
Qual é a profissão de Joãozinho?
Como podemos considerar a atitude de Joãozinho?
Como era a vida de Joãozinho?
É correto crianças ficarem fora da escola para trabalhar? Por quê?
Qual a situação econômica de Joãozinho?
Agora use a