TEXTO MAIS ED 15 12
ANO : 2014
LOCAL: NRE- CASCAVEL / PR:
CURSISTA: ROSELI BILIBIO DA SILVA:
TUTORA PRESENCIAL : VIVIANE DZIUBATE PITTNER
ATIVIDADE: LINHA DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
A Educação Integral no Brasil iniciou na metade do século XX, quando foi introduzido no cenário educacional pelos defensores do movimento da Escola Nova.
Anísio Teixeira (1900- 1971) é seu maior representante, tendo como adeptos os “pioneiros da educação” que, juntos com ele, em 1932, redigiram um manifesto à nação, conclamando por uma escola pública, laica, obrigatória e gratuita, que tivesse como preocupação a formação integral das pessoas para viverem na democracia.
Na década de 1950 Anísio Teixeira, implantou, quando secretário da educação da Bahia, em Salvador, as escolas-parque,em complementação às escolas-classe, com o intuito de oferecer educação integral às crianças, em consonância com os princípios da Escola Nova. Na década de 1960, seguindo esses mesmos princípios, foram implementadas as escolas vocacionais e de aplicação no estado de São Paulo.
O processo de discussão e de experimentação relativos à educação integral foi interrompido com a ditadura militar (1964 - 1984). Na década de 1980, período de redemocratização do país, a proposta foi retomada por Darcy Ribeiro (amigo de Anísio Teixeira e seu parceiro na fundação da Universidade de Brasília), quando se elegeu vice- governador do estado do Rio de Janeiro. Nessa ocasião, implementou os Cieps- Centros Integrados de Educação Pública, que tinham o objetivo de oferecer ensino de qualidade e atividades culturais em tempo integral para crianças e adolescentes.
Mas foi nas décadas de 1990 e de 2000, que novas experiências foram desenvolvidas, já em outro contexto educacional e político, como os CEUS – Centros Educacionais Unificados, na cidade de São Paulo, o Bairro-Escola, em Nova Iguaçu, e a Escola Integrada, em Belo Horizonte. Em 1995 nasce o Prêmio Itaú-Unicef.