Texto Ligia
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
TEORIA DO CONHECIMENTO
Prof°: Ligia Maria de Andrade
UÂNDERSON DE OLIVEIRA ARRAIS
CONVITE À FILOSOFIA
Rio Branco, Acre
Agosto de 2014
Para que Filosofia?
Neo e a Matrix - A Matrix é o feitiço virado contra o feiticeiro, criada pela inteligência humana, a Matrix é inteligência artificial que destrói a inteligência que a criou porque só subsiste sugando o sistema nervoso central dos humanos.
Neo e Sócrates - Como os de Neo, os combates socráticos eram também combates mentais ou de pensamentos. E enfureceram de tal maneira os poderosos de Atenas que Sócrates foi condenado à morte, acusado de espalhar duvidas sobre as ideias e os valores atenienses, corrompendo a juventude.
O mito da caverna - É o mundo de aparências que vivemos. As coisas que percebemos. nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade. Quem se liberta e sai da caverna é o filosofo, a luz do sol é a luz da verdade, e o mundo iluminado pela luza da verdade é a realidade. E o instrumento de libertação desses prisioneiros é a Filosofia.
Nossas crenças costumeiras - Porque são coisas ou ideias que acreditamos sem questionar, que aceitamos porque são óbvias, evidentes. Afinal, quem não sabe que ontem é diferente de amanhã, que o dia tem horas e elas passam sem cessar?
Exercendo nossa liberdade - Acreditamos, portanto, que as pessoas, porque possuem vontade, pode ser morais ou imorais, pois cremos que a vontade é o poder para escolher entre o bem e o mal. E sobretudo acreditamos que exercer tal poder é exercer a liberdade.
Conhecendo as coisas - Achamos óbvio que todos os seres humanos seguem regras e normas de conduta, possuem valores morais, religiosos, políticos, artísticos, vivem na companhia de seus semelhantes e procuram distanciar-se dos diferentes dos quais discordam e com os quais entram em conflito. Isso significa que acreditamos que