TEXTO INTERDISCIPLINARIDADE
Esta proposta foi publicada nos Anais da VIII Semana de Geografia: Geografia e a Questão Ambiental e V Jornada Científica do Curso de Geografia. ISSN 2238-3816, UENP, Cornélio Procópio – PR, 2012.
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: ATIVIDADES DE ENSINO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
SARMENTO, Kelli Maiara
CAVALCANTE, Luana Thais
FERNANDES, Renata Gomes
SOUZA, Ana Paula Alves
OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf
Palavras-Chave: Geografia, Jogos, Escala.
INTRODUÇÃO
A Cartografia embora seja considerada complicada está presente no cotidiano das pessoas, desta forma basta um olhar cuidadoso para que se note sua presença. De acordo com Pissinatiet al (2007), ela pode ser observada em um traçado do campo de futebol, na posição das carteiras em uma sala de aula, até mesmo no simples fato de caminhar de um lugar para outro.
Quando se trata da aplicação da Cartografia no ensino de Geografia, esta deve ser trabalhada de uma forma em que facilite a aprendizagem das crianças, uma forma prática e de fácil compreensão.
A pesquisa nasceu da inquietação dos autores em buscar o porque tantos alunos terminam a Educação Básica sem saber ler um mapa. A busca da real deficiência na alfabetização cartográfica. A partir desses questionamentos pretendemos apresentar uma metodologia diferenciada para facilitar a alfabetização cartográfica No Ensino Fundamental, ressaltando atividades para ensinar este conteúdo. Pretende-se mostrar aos professores, que quebrando o tabu de que hora de estudar não pode brincar, pode auxiliar na compreensão da matéria. Atividades lúdicas podem tornar o estudo mais prazeroso.
Desse modo buscamos apresentar novos métodos para que os professores possam passar o conteúdo cartográfico, de um modo que esse não pareça ser um “bicho de sete cabeças”. Um modo divertido e que seja de fácil aplicação pelo professor.
Este artigo tem por finalidade