Texto dissertativo
A.F. de ARAUJO
O JESUS HISTÓRICO. (texto dissertativo)
As questões relacionadas à vida de Jesus despertam muito interesse nas pessoas de todas as partes do mundo, e principalmente nos povos oriundos e habitantes do ocidente, onde o cristianismo arrebata multidões de seguidores fiéis e é sem dúvida, a maior motivação de culto religioso entre as diversas religiões existentes; é incrível o quanto se fala e especula a respeito da história de Jesus, todos querem saber como ele vivia, como se vestia, como se alimentava, como fazia milagres e como se comportava diante das dificuldades da vida cotidiana.
Até mesmo aquelas pessoas que são céticas, acabam emitindo opiniões e argumentações sobre a existência do filho de Deus, acalorando cada vez mais os debates, com certeza todas essas discussões tem muito a ver com os feitos de Jesus Cristo quando andou pela terra.
Todo esse interesse universal sobre a vida de Jesus está relacionado com as atitudes empreendidas por ele e pelos relatos históricos de sua coragem e predestinação em sua vida. Com a evolução das ciências, como a arqueologia a história e outras, o homem tem cada vez mais ferramentas disponíveis para formar conclusões e provar através de evidências que Jesus Cristo não é uma ilusão, nem uma criação da cabeça humana, como se fosse um produto de market com estratégicas de domínio estabelecidas pelo ser humano. Para os historiadores existe uma distinção entre Jesus e o cristo da fé. No entanto a distinção mencionada anteriormente não se faz presente entre o Jesus que viveu na terra e o Cristo ressuscitado e que subiu ao Céu. Na percepção de fé dos adeptos cristão há uma única figura personificando o Jesus terreno e o Cristo milagroso. As escritas santas da Bíblia apresenta um Jesus diferente daquele ao qual os historiadores pesquisadores criteriosos têm em suas concepções científica, o Jesus bíblico é apresentado de modo que passamos a crer no Jesus pré-concebido como