Texto dissertativo
Conceito
Um vestibular possui a parte da redação, que geralmente deve ser uma redação dissertativa, ou seja, dissertar significa apresentar ideias através da organização de palavras, frases e textos, apresentar dados, fatos, analisar contexto. Neste momento temos a oportunidade de discutir argumentar e defender o que pensamos através da fundamentação, explicação, provas e justificativas.
A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica a construção sintática organizada e uso do vocabulário preciso, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica diante desse assunto. Desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, deve questionar o que o mundo pensa em relação a tal assunto e procurar entender e transformar a realidade.
O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar, organiza-se em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A introdução deve ser apresentada de maneira clara o assunto que será tratado, podendo formular uma tese.
O Desenvolvimento é a parte do texto em que as ideias, conceitos, informações serão desenvolvidas e, por último a conclusão sendo o momento final do texto, em que deve apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito, deve expor uma avaliação final do assunto discutido, é importante colocar a obtenção de informações referentes aos diversos assuntos.
Estrutura
Ao falarmos em narração, logo nos remete à ideia do ato de contar historias, sejam estas verídicas ou fictícias.
E para que esta historia seja dotada de sentido, ela precisa atender a critérios específicos no que se refere aos seus elementos contituitivos. Dentre eles destacam-se:
Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivencia subjetiva dos personagens.
Tempo -