Texto Dissertativo sobre filme "A Missão"
O estudo do homem, suas influências e causas comportamentais sobre a sociedade
Através de análise tanto da aula postada na página para leitura, ter compartilhado minha opinião sobre as diversas teorias criadas a partir do estudo do homem e sua existência, posso reafirmar o que disse em minha opinião postada no fórum anteriormente.
Durante o filme, pude notar que esta "salvação", que também interpreto como conversão do personagem principal, se deu através de o acumulo de vários acontecimentos na vida deste homem. O assassinato do seu irmão, a culpa, a perda de confiança da mulher em que amava seguidos do arrependimento e amor recebidos através não do jesuíta, mas principalmente dos índios que os acolheram, foi essencial neste acontecimento na vida do personagem.
Assim como disse em minha opinião postada, nossas crenças se solidificam em nossas vidas de acordo com o que passamos, e todos esses ocorridos na vida do personagem cuja vida foi trabalhada no filme se deu através disso, suas experiências.
A partir do momento em que ele foi acolhido, experimentou um mundo completamente diferente do qual vivia, esteve inserido em meio às pessoas (que ele antes, chamava de animais) que possuem sentimentos, riem, brincam e amam, seu modo de ver o mundo mudou. E foi através da sua busca em como retribuir esta nova visão que o personagem teve acesso à bíblia que ganhou, se converteu e assim, mudou todo seu modo de pensar, acolheu esta verdade e por ela lutou até sua morte.
Quanto à escravização trabalhada no filme, ela não se limita apenas à ele, mas sim em toda nossa sociedade até os dias de hoje. Não se passa do interesse e ganância descontrolados presentes no homem, que somados ao preconceito presente em nossos corações que são apenas fortificados pela mídia e tudo que nos rodeia durante nossa criação, nos tornam cegos e nos faz pensar que somos superiores à outro ser de acordo com sua cultura, ética, vestimenta, cor, modo de pensar,