Texto disertativo
1. Os gêneros textuais referem-se aos diversos tipos de textos utilizados para comunicação em nosso dia-a-dia, e cada um atende a um proposito de informação. O texto em questão “Desperdício poderia alimentar 33% dos famintos” trata de uma notícia, onde o tema e a fome e o desperdício alimentar. O pesquisador José Tadeu Jorge aponta em sua pesquisa a necessidade de criar um órgão com pessoas qualificadas para gerenciar os alimentos descartados para comercialização e redistribui-los a comunidades carentes, sugere o uso de novas tecnologias no campo buscando uma maior produtividade e diminuindo as perdas no caminho.
Silvana Guaiume é a responsável pelo destaque dado a esse trecho da pesquisa.
2. A ideia principal de sua pesquisa é confrontar o desperdício recorrente, do campo ao consumidor final e os milhões de pessoas que passam fome, utilizando-se de números estarrecedores ele mostra que a fome só existe devido à desqualificação profissional na área agrícola.
Ele lembrou que já foi divulgado que o Brasil tem 50 milhões, 16 milhões e nove milhões de famintos.
“Os números estão todos certos, o que varia e a quantidade de alimentos consumidos”. Os números variam de acordo com a quantidade de calorias consumidas.
O pesquisador analisou o consumo diário de 2,5 mil calorias como padrão brasileiro, e levando assim, a taxa de famintos para 50 milhões.
3. Como proposito para sanar a fome e diminuir o desperdício o vice-reitor defende: * Criação de um instituto ou organismo, que possa controlar, administrar, verificar o que é adequado ao consumo e distribuir os alimentos. * A redução das perdas na cadeia produtiva com o uso de tecnologia e a ampliação da área plantada. * Que os agricultores tenham incentivos como credito para descobrir a melhor e mais produtiva variedade da sua região
4 e 6. O professor José Tadeu Jorge demostra em sua pesquisa ser conhecedor da atual situação agrícola brasileira. Podemos