Texto Cientifico
Mais Perto do Céu: A Corrida Espacial na Canção Brasileira
(
Apucarana
2014
COLÉGIO SESI APUCARANA
Luiz Felipe Azevedo
Trabalho de Prod. Textual.
Trabalho apresentado à disciplina de Produção Textual ministrada pelo (a) professor (a) Neemias no Curso Regular do Ensino Médio do Colégio Sesi Apucarana.
Apucarana
2014
[Suelen Maria Marques Dias]
“Space: the final frontier.” A famosa frase do seriado norte-americano Star Trek,sucesso na década de sessenta, parece descrever aquele que teria sido o sentimento de grande parte da população que vivenciou o período da Corrida Espacial. Pela primeira vez a fronteira, por vezes tão longínqua, parecia mais próxima. Havia uma confiança no progresso, no engenho humano, uma certeza de que nada mais poderia parar o avanço da tecnologia e da humanidade. Por outro lado, havia a crença de que a expansão seria uma característica inerente aos homens, e assim como os grandes navegadores, que romperam os limites do mundo europeu em busca de novas fronteiras, o homem partiria agora em sua aventura em busca da fronteira final, o universo.
Desde tempos remotos o universo fascina os homens. Civilizações milenares já se baseavam nos movimentos dos corpos celestes para se orientar, criar calendários, crenças, mitos e deuses. Também remonta a tempos longínquos o desejo humano de ultrapassar a fronteira terrestre, de visitar o desconhecido, de ir além. Contudo, no século XX, aquilo que até então não passava de fábula, de sonho, de ficção, começou a se tornar realidade. O homem finalmente caminhava para a realização do seu antigo sonho, a conquista do espaço.
Pela primeira vez o homem ousava ultrapassar os limites naturais que até então lhe eram impostos e rompia a fronteira do planeta. Esse importante evento foi responsável por muito mais