TEXTO 2 RACIONALIZA O CONSTRUTIVA INOVA O TEC
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
PCC - 2515 ALVENARIA ESTRUTURAL
Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco
RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA, INOVAÇÃO
TECNOLÓGICA E PESQUISAS
TEXTO EXTRAÍDO DE:
FRANCO, L. S. RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA, INOVAÇÃO
TECNOLÓGICA E PESQUISAS. In: Curso de Formação em Mutirão EPUSP,
São Paulo, 1996.
RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA, INOVAÇÃO
TECNOLÓGICA E PESQUISAS
Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco
Departamento de Engenharia de Construção Civil
Escola Politécnica da USP
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento tecnológico, na busca da maior eficiência na atividade de produção dos empreendimentos, está presente nas estratégias de boa parte das empresas que vêm atuando no setor da construção de edifícios. A maior competitividade do setor e o maior nível de exigência por parte dos consumidores, entre outros fatores, forçaram as empresas a investir em mudanças, alterando muitas vezes, radicalmente posturas já arraigadas por muitas décadas, para manterem suas posições no mercado.
Muitos diferentes caminhos vêm sendo utilizados nestas estratégias, como o desenvolvimento de tecnologias, internamente ou em parceria com Universidades e Instituições de Pesquisa, como também, a importação direta de novas tecnologias com diferentes graus de adaptação a nossa realidade.
Outra importante alternativa, que vêm sendo empreendida é a gradual alteração dos processos construtivos tradicionais, através da aplicação de princípios como a racionalização construtiva, que, sem a alteração radical dos sistemas de produção, implementa gradativamente melhorias nos processos produtivos. Esta modalidade de intervenção já é empregada com sucesso em muitos empreendimentos. Nas obras em construção por ajuda-mútua, a escassez de recursos, tanto no que diz respeito a material, como mão-de-obra, torna a aplicação dos princípios da racionalização construtiva uma poderosa arma, quer seja na diminuição dos custos, quer seja na diminuição dos prazos de