TEXTO 1 I Grande Guerra
A Primeira Grande Guerra
Márcia Maria Menendes Motta http://www.bidvb.com:2300/+biblioteca%20dos%20bidvinianos/+artigos%20e%20textos%20diversos/Primeira %20grande%20guerra.txt
AS POTÊNCIAS EM CONFLITO E A GUERRA
A Primeira Guerra Mundial envolveu vários países, mas representou, principalmente, o confronto entre quatro potências: França, Inglaterra, Rússia, por um lado, e a Alemanha, do outro. Para compreender as razões da eclosão deste primeiro conflito mundial é preciso ter em mente que ele foi uma guerra imperialista, onde as rivalidades políticas expressavam a competição econômica das potências em conflito.
As principais nações envolvidas eram diferentes entre si, mas, apesar disso, as transformações ocorridas na Europa durante a segunda metade de século 18 e por todo o século 19, caracterizadas pelo aparecimento do capitalismo industrial, só podem ser entendidas em seu conjunto. As diferenças entre países refletiam os problemas criados pela industrialização e a conseqüente competição por mercados e capitais. Em suma, o desenvolvimento do capitalismo empurrou o mundo inevitavelmente em direção a uma rivalidade entre os Estados, à expansão imperialista, ao conflito e à guerra (Hobsbawm, 1995, p. 437).
Comecemos pela Inglaterra, a primeira nação industrial do mundo de então. Em fins do século 18, a Inglaterra tinha dado início à Revolução Industrial. Através da utilização da máquina a vapor e da indústria têxtil, os ingleses iniciaram um processo de modificação das formas de produzir que alteraria a sociedade em todos os seus aspectos. Além disso, o processo de fechamento dos campos havia liberado grande parte da população camponesa, que, expulsa do campo, foi para a cidade em busca de emprego, A aceleração do crescimento econômico inglês se beneficiava da existência de um amplo e consolidado mercado interno. Além disso, havia um importante comércio ultramarino, sendo a Inglaterra considerada como "a senhora dos mares".
No entanto, na primeira década do