Testes psicológicos
- 3 -
1 IFP-R
I
NVENTÁRIO
F
ATO R I AL D E
P
ERSONALIDADE
R
EVISADO
1.1 Apresentação
O IFP-R é um teste de personalidade composto de 141 afirmações e usado exclusivamente pelo
LabPAM/CESPE. Trata-se de uma adaptação do IFP que é utiliz ado em concursos não re alizados pelo CESPE, com quase todas as perguntas iguais, mudando basicamente a tabela de percentil, que como nos demais testes elaborados ou adaptados pelo Lab
PAM/CESPE (ICFP-R, EdAAI, Rathus), o IFP-R exige respostas tendendo a extremos na maioria dos fatores para se obter adequa ção. Isto se deve à amostragem usada para elaborar as tabelas de percentil, especificamente em situações de seleção, pois nestes casos as pessoas tendem majoritariamente a induzirem as respostas para o m odo mais adequado possível. Assim, os candidatos que inadvertidamente responderem de modo que não tenda aos extremos superiores nas características desejáveis e inferiores nas características indesejáveis, muito provavelmente serão considerados inaptos.
1.2 Características avaliadas e seus conceitos
Assistência
: Prestar auxílio e proteção às pessoas. (altruísmo)
Intracepção
: Capacidade de analisar, especular, formular, generalizar / refere-se ao indivíduo que racionaliza excessivamente suas emoções.
Afago
: necessidade de proteção, carinho e mimo.
Deferência
: Acatar e respeitar decisões de superiores.
Afiliação
: Capacidade de associar-se a outra pessoa e permanecer leal a ela.
Dominância
: Capacidade de controlar o ambiente e influenciar o comportamento alheio, através de persuasão. Diz respeito ao sujeito que manipula e manda nos outros, que se mete em confusão e brigas e que gosta de ser o centro das atenções.
Desempenho
: Capacidade de superar obstáculos e as próprias fraquezas, ser bom trabalhador.
Exibição
: Refere-se a pessoas que gostam de falar de si mesmas.
Agressão
: Usar a força para se opor.
Ordem
: Capacidade de organização, equilíbrio, precisão.