Testes Nucleares
Projeto Manhattan Às 05:29 hs de 16 de julho de 1945, os Estados Unidos explodiram a primeira bomba atômica da história. Este foi o objetivo atingido pelo "Projeto Manhattan", desenvolver e construir armas nucleares. Julius Oppenheimer dirigia um grupo de cientistas americanos e de refugiados europeus, em Los Alamos, Novo México.
A explosão, experimental, aconteceu no meio do deserto do Novo México, a cerca de cem quilômetros da cidade de Alamogordo. A região era habitada apenas por formigas e escorpiões.
Os cientistas estavam a 32 km. Câmeras e instrumentos de medição, ligados por 800 km de cabos, foram colocados a distâncias de 9 a 18 km do ponto da explosão.
Três horas após o teste, o navio Indianapolis deixou o porto de San Francisco com destino às ilhas Marianas, carregando outro exemplar da bomba. "Little Boy" seria usada em (06.08.45) Hiroshima e Nagasaki(09.08.45).
A bomba de Alamogordo era composta de duas pequenas bolas de plutônio, recobertas por níquel, e em cujo centro estava um núcleo de berílio e urânio.
Para acionar a bomba, haviam explosivos e 32 detonadores. A primeira bomba atômica tinha uma potência de 18,6 quilotons.
A torre de 30 metros de altura desapareceu sob o efeito da explosão; uma cratera de 400 metros de diâmetro foi aberta. Dentro dela, surgiu um material verde e transparente, resultado da fundição dos minerais. A substância foi chamada trinitita, em referência ao ponto do deserto onde ocorreu a explosão, conhecido como Trinity.
A explosão de Alamogordo foi o auge do mais ambicioso projeto norte-americano durante a Segunda Guerra, o Projeto Manhattan.
A idéia de construir a bomba recebeu apoio de importantes físicos da época, inclusive Albert Einstein.
Foi Einstein quem, ainda no começo da Segunda Guerra(1939), escreveu uma carta ao então presidente Franklin Roosevelt sugerindo que os EUA fabricassem a bomba antes que a Alemanha nazista o fizesse. Depois, Einstein se retirou do projeto, dizendo se opor ao uso