Trabalho De Artes1
A luz é um dos elementos mais importantes na linguagem visual. Ela é responsável por criar formas, transparências e cores, e faz parte da história da humanidade, pois o ser humano sempre se expressou com essas ideias imaginárias e simbólicas, assim como o tempo foi um agente construtor das imagens. Pode ser encontrada como materialidade nas obras artísticas, podem mostrar dualidades de passagens entre mundos, e são lembradas também pela sombra que assume logo significados que compõem uma imagem, além de revelar um conhecimento.
Ela é percebida quando vemos a conexão entre mundos, como o interno e o externo em cenas do cotidiano ou surreais. A sombra que é criada pela luz quando não ultrapassa um corpo opaco, cria efeitos ou ilusões de profundidade, reflexo, contrastes ou volumes, essa sempre se comporta dependente do momento, dos movimentos e dos objetos a ter incidência.
Exemplificando artistas que usaram dessa forma de expressar a luz em suas obras, pode-se citar a obra de Jason de Graaf onde normalmente pode ser feita uma breve avaliação sobre seu Hiper Realismo: Será pintura, ou fotografia? Mas a resposta é breve, tratando-se de uma pintura que persegue a ilusão de verossimilhança com as coisas do mundo sob uma ótica muito pessoal.
Quem tem medo do escuro?
A luz também pode ser usada em outros tons com a finalidade de nos passar emoções, criando atmosferas artísticas e de iluminação.
A criatividade de diretores de filmes Guillermo del Toro em usar a luz em tons de âmbar em suas produções, são fruto decorrentes de seus medos de infância, de contos de fada e terror. Ele conta também com a utilização de novos estilos de explorações dos seus derivados como para criar atmosferas sombrias e úmidas através de cores mais frias, em que a luz é acesa em foco luminoso, que envolta toques de vários tons claros e escuros de azul acinzentado, com leves reflexos amarelados como no Filme O labirinto do fauno.