Teste psicologico
Sinapse Neurotransmissores
Profª Priscila Zanardi Favaretto
Três Lagoas 2013
O Que Faz Os Neurônios Serem Diferentes de Outras Células?
Assim com as outras células, os neurônios se alimentam, respiram, têm os mesmos genes, os mesmos mecanismos bioquímicos e as mesmas organelas. Então, o que faz o neurônio diferente? Neurônios diferem de outras células em um aspecto importante: eles processam informação. Ele devem desencadear informações sobre o estado interno do organismo e seu ambiente externo, avaliar esta informação, e coordenar atividades apropriadas situação e às necessidades da pessoa. A informação é processada através de um evento conhecido como impulso nervoso. O impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um dado estímulo ao longo da membrana do neurônio, a partir do ponto em que ele foi estimulado.
Esse processo de transmissão ou comunicação é chamado de SINAPSE.
SINAPSE
• Existem dois tipos de sinapses, a elétrica e a química.
• Sinapses Elétricas: Existem canais nas membranas dos neurônios que comunicam o interior de um neurônio diretamente com o interior da outra célula. Através desses canais, os íons se movimentam de uma célula para outra, através das JUNÇÕES ABERTAS, transmitindo os potenciais de ação em qualquer direção. • Ocorrem onde o terminal pré-sináptico está em continuidade com o pós-sináptico. Íons e pequenas moléculas passam por eles, conectando então canais de uma célula a próxima, de forma que alterações elétricas em uma célula são transmitidas quase instantaneamente à próxima.
• Este tipo de sinapse é raro no SNC.
Classificação Das Sinapses Químicas
•
•
A grande maioria das sinapses do SNC é por tipo química.
A) Sinapse Interneural: Entre 2 neurônios. Axo-somática: Entre um AXÔNIO de um neurônio e um CORPO CELULAR de outro neurônio. Axo-dendrítica: Entre um AXÔNIO de um neurônio e o DENTRITO de outro neurônio. Axo-axônica: Entre um AXÔNIO de um neurônio e o AXÔNIO de outro