teste doa metais
Título: identificação de átomos pela cor de sua chama.
Assunto: Estrutura Atômica.
Objetivo: aprender como se podem identificar certos átomos a partir das cores produzidas durante sua queima. Fazer com que os alunos vejam na prática a importância dos conceitos de estrutura atômica e sua relação com níveis de energia do espectro eletromagnético. Aprender ainda o uso do bico de bunsen como ferramenta única para produzir oxidação e redução.
3. Pré-laboratório:
1. Procurou-se na bibliografia como se opera um bico de bunsem e identificaram-se as suas diferentes regiões e usos específicos.
2. Pesquisou-se sobre as cores das chamas que os átomos produzem ao serem aquecidos e sua explicação em termos de energia liberada. Se possível faça um esquema entre níveis de energias estudados na estrutura atômica, o espectro eletromagnético e as cores identificadas na chama.
4. Material necessário
Béquer, bastão de vidro, água destilada, reagentes fornecidos pelo professor, bico de bunsen, fio níquel cromo com argola na ponta, etc...
5- Resultados e discussões
1. Recebeu-se as substâncias fornecidas pelo professor, e observou-se suas características físico-químicas visíveis.
2. Acendeu-se o bico de bunsem e identificaram-se as diferentes regiões úteis para analise química. Fez-se um desenho destas regiões.
3. Pegou-se o fio de níquel cromo e sujou-se o mesmo com um dos reagentes fornecidos levando-o até a região redutora da chama, observou-se o que aconteceu.
4. Com outro fio de níquel e repetiu o procedimento para todos os reagentes fornecidos.
5. Dissolveu-se os reagentes em água destilada e repetiu-se o item 3 usando a solução no lugar do reagente puro.
Operando o bico de bunsem.
BICO DE BUNSEM
O bico de bunsem possui três partes:
Base metálica: Com entrada lateral de gás.
Cilindro metálico: Adaptado a parte superior da base. Possui orifício na parte inferior.
Anel de regulagem: envolve o cilindro e também possui orifícios de tal modo que, ao