Teste de Chama
TESTE DE CHAMA
alunos:
INTRODUÇÃO
O teste de chamas é um experimento realizado para se estudar o conceito de transição eletrônica do modelo atômico de Rutherford-Bohr. Com esse experimento é possível identificar o elemento que está presente no composto através da cor apresentada pela chama.
OBJETIVO
Identificação das cores dos cátions,visto que o anion de todos os sais é igual e provavelmente não existe luz visível.
MATERIAIS E REAGENTES
Bico de Bunsen
Fio de metal
Sais: KCl, NaCl, BaCl², e CaCl
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Coloca-se uma solução de HCl dentro de um béquer limpo para que a limpeza do fio de metal possa ser feita. Após isso, levar o fio de ferro até o bico de Bunsen para retirar as impurezas contidas no fio. Feito isso, repetir o procedimento com os outros elementos (sais) e ao final de cada experiência lavar o fio com HCl para que não haja alteração nos resultados obtidos na experiência.
Anotar todos os resultados encontrados, coloração da chama para análise das cores.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
RESULTADOS: Foram encontrados os seguintes resultados:
KCl – Violeta
NaCl – Laranja Forte
BaCl² - Amarelo Esverdeado
CaCl – Violeta , com o tempo aumenta e se transforma em vermelho
Na experiência, observamos as alterações na cor da chama quando os elementos (KCl, NaCl, BaCl², e CaCl)* entram em contato com o fogo através de um fio de metal.
Há diferenciação nas cores produzidas pela reação, caso seja utilizado um fio de níquel, visto que este doa menos elétrons que o fio de ferro, tendo assim uma variação das cores encontradas na experiência.
*O cloro está presente nos elementos pois possui anions voláteis na chama oxidante
O fenômeno de mudança das cores, se dá devido a reação que o elétron reproduz quando recebe energia, fazendo com que ele salte para a órbita mais externa (última camada de valência).
QUESTIONÁRIO
O físico