TESTE DE TICA PROFISSIONAL 22
Questão 1:
a. Quando me elogiam por algum trabalho do qual participei, faço questão de deixar claro que não foi feito só por mim, uma vez que busco ser reconhecido pelo meu trabalho e não à custa dos outros. b. Não gosto de ganhar mérito pelo que outras pessoas fazem, mas também não me preocupo em esclarecer que não participei de algum trabalho pelo qual me elogiaram. c. Se me elogiam por alguma atividade da qual sei que não fiz parte, agradeço. Afinal, no mundo corporativo, marketing é tudo, e se quem fez a atividade não soube desenvolver seu marketing pessoal, o problema não é meu.
Questão 2: a. Quando tenho problemas com o meu chefe, converso diretamente com ele para resolver, pois acredito que contar a outras pessoas só vai criar um ambiente desagradável e alimentar fofocas. b. Procuro resolver os problemas com meu chefe diretamente com ele, mas admito que, às vezes, acabo comentando com alguns colegas com os quais tenho muita proximidade. c. Falar mal do chefe faz parte do ambiente corporativo. Por isso, acho natural comentar sobre o meu com colegas de outros setores. É uma forma de desabafar e ouvir opiniões.
Questão 3:
a. Não condiciono meu trabalho a nenhum tipo de favor, brinde ou presente. Já rejeitei diversas gratificações porque penso que aceitá-las, na maioria das vezes, está em desacordo com a conduta a ser seguida por todos os profissionais. b. Mesmo quando sei que estou ganhando algum tipo de gratificação porque buscam algum benefício de mim, aceito. Afinal, não é por que aceitei o brinde ou o convite que terei de retribuir, não é mesmo? c. Aceito convites e brindes sem problema algum. É claro que sei que, às vezes, tenho de beneficiar alguma empresa que tenha concedido este tipo de gratificação, mas qual é o problema?
Questão 4: a. Não abro mão de trabalhar em uma empresa idônea e que