TESTE DE TEMPERAMENTO DE FILHOTE DE C O VOLHARD
TESTE DE TEMPERAMENTO DE FILHOTE DE CÃO (VOLHARD)
Teste de temperamento de filhote de cão (Volhard)
Categoria: Convivência
Autor(a): Sergio Fiore e Marcos Pennacchi | Cidade: Campinas SP | 18/11/2014 16:50
Lembrese: você quer que o filhote de cão cresça com bom temperamento e deseja conviver com ele por muitos anos. Conhecer o temperamento antes de comprálo é evitar uma futura decepção
Aplicar aos 49 dias de vida do filhote
Aplicar aos 49 dias de vida do filhote Prérequisitos: aplique o teste aos 49 dias de vida. É quando o cão está neurologicamente completo e com cérebro de adulto. A cada novo dia as reações estarão mais impregnadas pelo aprendizado anterior. Teste um filhote por vez, em boas condições. Ele deve estar ativo e com boa saúde. Não faça o teste logo depois de ele comer, nem no dia da vacinação e nem no dia seguinte. Aplique o teste na seqüência da tabela abaixo, em local tranqüilo e desconhecido do cão (basta um cômodo ou área com piso não escorregadio, de 4 m2). Além do examinador, que pode ser você ou outra pessoa estranha ao filhote, deve estar presente também o anotador da pontuação, que não pode interferir na atuação do cão. Antes de marcar os pontos, o anotador confirma a avaliação dele com o examinador.
Aplicação: procure não intimidar o filhote. Evite inclinarse sobre ele, gesticular ou avançar as mãos bruscamente. Fale com suavidade. Ao bater palmas, seja delicado.
Se o cão não reagir a você ou demonstrar extremo estresse, afastando a cara e ficando rígido, pode estar estranhando a sua presença. Nesse caso, tente se entrosar com o filhote e reiniciar o teste algum tempo depois.
Avaliação: vale a primeira reação do filhote.
OS TESTES
1 Chamar (Atração por pessoas)
Indica: sociabilidade, treinabilidade.
Como fazer: o criador traz o filhote e sai. Fique a cerca de 1,20 metro do cão, agachado. Bata palmas e, falando de forma afetuosa, estimuleo a vir.
Pontuação: o cão vem logo, animado, e: a) salta e morde a mão do