teste de strrop
1325 palavras
6 páginas
TESTE DE STROOP:TRABALHO DE PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO
PROF: CECÍLIA
TURMA: PSICOLOGIA 3 PERÍODO
TURNO: NOITE
GRUPO: CRISTINA ROSALÉM GRAZIELLE FERREIRA
ÍNDICE:
INTRODUÇÃO
ATIVIDADE ESTRUTURADA
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
DESCRIÇÃO DA INSTRUÇÃO
ATENÇÃO
CONTROLADA X AUTOMÁTICA
CONTINUUM EM PROCESSOS
CONTROLE INIBITÓRIO
RESULTADO
MÉDIA E DESVIO PADRÃO
Introdução
John Ridley Stroop nasceu a 21 de Março de 1897 em Rutherford COUNTRY, no estado do Tennessee e faleceu a 1 de setembro de 1973.
Desde o inicio da sua educação na escola de Kitrell County e até concluir o ensino secundário no liceu David Lipscomb, sempre foi um dos melhores alunos.
Stroop continuou os estudos na universidade George Peabody College, onde se doutorou em psicologia Experimental.
A partir daí teve uma carreira invejável retirando-se em 1967, para exercer a posição de reitor da escola de Ohio Valley, para depois assumir a posição de “emeritus”, professor de estudos Bíblicos na agora universidade, Davis Lipscomb.
Wilhelm Wundt investigou quanto tempo as pessoas demoravam a nomear objetos e as características dos mesmos, assim como o tempo que demoravam a ler as palavras correspondentes. Concluiu que ler as palavras demorava menos tempo do que dizer o nome dos objetos ou as suas características.
Embora tivessem sido feitos inúmeros estudos sobre esta matéria, só o artigo de Stroop combinava as dimensões da palavra e do objeto/características, criando a famosa situação de resposta e conflito.
Jensen e Rohwer (1966) criticaram Jaensch (1929) por ter integrado as duas dimensões – a palavra e a cor – alguns anos antes de Stroop, mas o trabalho de Jaensch recebeu pouca atenção relativamente ao de Stroop. O rigor e clareza excepcionais do seu trabalho, sem dúvida contribuíram para a compreensão do seu artigo. A sua investigação foi continuada no laboratório psicológico Jesup, com a supervisão do professor Joseph Peterson.