Teste de Siftware em tempo real

293 palavras 2 páginas
Teste de Siftware em tempo real

O teste em tempo real analisa eventos de comportamentos externos.
O teste deve considerar não somente os casos de teste de caixa preta e branca, mas também p timing dos dados e o paralelismo das trefas (processos) que manipulam os dados.
Por exemplo: uma fotocopiadora que está com seu programa rodando e de repente o usuário cancela a cópia no meio do procedimento ou o tonner/tinta acaba.
Os mesmos testes devem ser reproduzidos quando a fotocopiadora encontra-se no estado de espera ou bloqueada, para ver como o programa reage a isso.

Métodos de projetos de casos de testes em tempo real ainda precisam ser desenvolvidos, porém, uma tarefa global de quatro passos pode ser proposta:

1 – Teste de tarefas
Nessa etapa é necessário testar cada tarefa independentemente, utilizando testes de caixa preta e branca que são projetados e executados para cada tarefa. O teste de tarefa revela erros de lógica e de função, mas não revela erros de comportamentais ou de timing.

2- Teste comportamental.
São testados diferentes eventos que podem acontecer durante a execução do programa. No exemplo da fotocopiadora, podemos incluir falta de papel, falta de tonner e cilindro superaquecidos. Cada evento é testado individualmente . Depois de cada evento ser testado, coloca-se os eventos em ordem e frequência aleatória . O comportamento do software é examinado a fim de encontrar erros de comportamento.

3 – Teste intertarefas.
Assim que os testes de tarefas e comportamentais tiverem sido isolados, deve-se testar erros relacionados ao tempo. As tarefas que comunicam-se entre si são testadas com diferentes taxas de dados e cargas de processamento.

4- Teste do sistema
O software e o hardware são testados juntos, na tentativa de descobrir erros na interface software/hardware.

Relacionados