republica velha
Profº Pantanal
Nome: Leonardo Rodrigues nº17 3ºA
28/05/2015
Tecnologia no campo(1889-1930)
A década de 1900 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1900 e 31 de dezembro de 1909. Foi a primeira década do século XX, contudo o primeiro ano da década pertenceu ainda ao século XIX.
Esta década foi caracterizada por um dos primeiros saltos tecnológicos no campo dos transportes, como o desenvolvimento da aviação e do automóvel.
A maquinas que seriam utilizadas na agriculta, vinha a partir das maquinas usadas nas guerras. Tinha tratores q foram feitos para puxar os canhões. Daí então os adquiriram na agricultura.
A primeira colheita mecanizada de arroz no Brasil começou nos anos 30 no Rio Grande do Sul. Era o início de um processo evolutivo que teria conseqüências não apenas na economia, mas em toda a sociedade. Em algumas décadas, o país passou da tração animal para a máquina, da subsistência para a economia de escala no campo, do feudo para a agroindústria.
A tecnologia no campo na época (1889-1930) era pouco utilizada ainda.
Imagem:Trator da epoca
Importação e exportação agrícola
Através da proclamação da república, as oligarquias se beneficiaram ainda mais com a política federativa nacional e a ausência de empecilhos para que pequenos núcleos de agricultores enriquecessem, ou seja, oligarquias.
A República Velha ficou reconhecida pela política do café com leite, pela alternância de poderes entre São Paulo e Minas Gerais, tendo predomínio das classes citadas anteriormente. A economia durante esse período ficou caracterizada fortemente pela atividade Agroexportadora, tendo o café como principal fonte.
imagem:Armazém de Café em Cooperativa de Minas Gerais
Embora o consumo mundial tenha aumentado, partir de 1896, a superprodução e o aumento de estoques de café levou à queda dos preços nos mercados consumidores. Os índices da época retratam tal fato: Em 1887 o café era tido em 4,10 libras esterlinas, já em 1903 o preço estava em 1,07 libras.