Teste de Impacto
UNIDADE BOA VISTA
MARCELO GASTALDI KRIEGER
RELATÓRIO DO ENSAIO DE IMPACTO
PROFESSOR: ORLANDO PRETTI
TURMA: EGM - 151
06/2013
JOINVILLE
ASPECTOS TEÓRICOS É um ensaio onde que permite estudar os efeitos das cargas dinâmicas é o ensaio de impacto. Este ensaio é usado para medir a tendência de um metal de se comportar de maneira frágil. O choque ou impacto representa um esforço de natureza dinâmica, porque a carga é aplicada repentina e bruscamente. No impacto, não é só a força aplicada que conta. Outro fator é a velocidade de aplicação da força. Força associada com velocidade traduz-se em energia. O ensaio de impacto consiste em medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material, quando submetida à ação de um esforço de choque de valor conhecido.
O método mais comum é a do golpe, desferido por um peso em oscilação. Este máquina se chama martelo pendular, onde que o pêndulo é levado a certa posição, onde adquire uma energia inicial. Ao ser solto, ele encontro no seu percurso o corpo de prova, que se rompe. Após o rompimento, o pêndulo continua até a sua trajetória final, que é a posição final ou energia final. A diferença entre a energia inicial e a final corresponde à energia absorvida pelo material.
Martelo Pendular
Martelo Pendular
A formula usada para se calcular a energia potencial ( Ep ) é : Ep = mgh (1)
Onde = m = massa em kg; g = aceleração da gravidade em m/s² e h = altura em m. No ensaio de impacto, a massa do martelo e a aceleração da gravidade são conhecidas. A altura inicial também é conhecida. A única variável desconhecida é a altura final, que é obtida pelo ensaio. O mostrador da máquina simplesmente registra a diferença entre a altura inicial e a altura final, após o rompimento do corpo de prova, numa