Teste de Fontes de Alimentação
Para testar se uma fonte de alimentação está funcionando corretamente. Com a ajuda de um multímetro, posicionando na escala de tensão contínua (V DC), na escala de 20 V. Além disso, você deverá colocar um resistor de 10 ohms x 10 watts na saída a ser testada. Isso deve ser feito pelo seguinte motivo: algumas fontes apresentam tensões corretas quando estão sem carga, mas, quando colocamos carga, sua tensão baixa. Além desse teste, que é mostrado na Figura 1, o ideal é usar um osciloscópio para verificar se há ripple (flutuação) na saída da fonte. As saídas deverão ser totalmente contínuas, não possuindo qualquer flutuação. Se você detectar alguma flutuação com o osciloscópio, a fonte está ruim, devendo ser descartada. Figura 1: Como testar uma fonte de alimentação.
Você deverá testar individualmente cada uma das saídas da fonte. A tolerância de cada uma das saídas é de 5%. Dessa forma, os valores possíveis são os seguintes:
Tensão Nominal
Fio
Tensão mínima
Tensão máxima
+5 V
Vermelho
4,75 V
5,25 V
-5 V
Branco
-4,75 V
-5,25 V
+12 V
Amarelo
11,4 V
12,6 V
-12 V
Azul
-11,4 V
-12,6 V
+3,3 V (*)
Laranja
3,135 V
3,465 V
(*) Essa saída só existe em fontes ATX.
No caso de fontes ATX, você deverá aterrar o pino 14 (fio verde) para que ela possa ser ligada.
Veja como testar fontes ATX.
Testando Fontes ATX
Para testar (ligar) fontes ATX fora do gabinete, sem conectá-la à placa-mãe. Nas fontes convencionais, basta ligar a fonte que ela "arma", mesmo fora do micro. Na fonte ATX é totalmente diferente. Veja como fazer
...
Para fazer com que fontes ATX liguem sem estarem conectadas à placa-mãe, basta aterrar o pino PS-ON da fonte de alimentação, isto é, conectar o pino PS-ON (pino 14) ao terra (pinos 3, 5, 7, 13, 15, 16 ou 17). Como em geral o PS-ON é um fio cor verde, basta ligar o fio verde da fonte ao fio preto, através de um pequeno fio ou mesmo um clips de papel aberto.
Na Figura 1 você pode observar a