teste corpo de prova
Data: 10/09/2013
Introdução
No dia 27 de agosto, a turma de Química aplicada do curso de engenharia civil foi ao laboratório da Uniritter com o objetivo de executar, calcular e comparar a resistência a compressão de corpos de provas de concreto com diferentes dosagens.
Ao grupo foi designado o seguinte traço: 1 : 1 : 1 : 1 : 2 Cimento Areia fina Areia média Brita 0 Brita 1
Sendo então usadas 750 gramas de Cimento, Areia fina, Areia média, Brita 0 e 1500 gramas de Brita 1.
A essa mistura foram acrescidas 350 miligramas de água numa proporção de 50% em relação ao cimento utilizado.
Assim que a mistura do concreto estava pronta, ela fora colocada no molde do corpo de prova, primeiramente preenchido pela metade e efetuado 12 golpes com o soquete. Após a aplicação dos golpes o molde foi completamente preenchido e em seguida aplicado mais 12 golpes. O corpo de prova foi marcado para identificar o grupo.
O molde de prova foi deixado por uma semana secando no laboratório.
Na semana seguinte os concretos já prontos foram submetidos a um teste de compressão que visava medir a pressão máxima que cada concreto suportava, tento o resultado de resistência a compressão.
Ao fazer uma análise dos resultados obtidos comparando todos os concretos submetidos ao teste de compressão, o grupo chegou aos resultados que serão apresentados nesse trabalho. Tendo como objetivo o melhor entendimento sobre o aspecto da resistência de concreto devido a diferentes misturas dos materiais.
Procedimentos
Foi possível realizar a atividade de elaboração de um corpo de prova com informações dos pesos de matérias constituintes do concreto, que foram fornecidos anteriormente á execução. São eles:
750g de Cimento
750g de Areia fina