bruxismo
Dores e ouvido ou sumbido;
Dores de cabeça, estalos ao mastigar, desgaste dentários,
Dificuldade ou cansoço ao mastigar alimentos mais duros
O QUE É O BRUXISMO
É o hábito de ranger os dentes, não é considerado uma doença, mas exige tratamento, porque pode produzir diversos prejuísos à saúde . QUANDO SE MANIFESTA?
A vitima de bruxismo costuma ranger os dentes intensamente em quanto dorme incosciente. Quem dorme no mesmo ambiente chega a acordar com o barulho.
Mas o hábito costuma se manisfestar, embora com menos intensidade, quando a pessoa esta acordada, em especial em momentos de tensão , como durante uma prova ou cirurgia. Neste caso porem, neste caso porem é comum a vitima se policiar, é só manter as mandíbulas pressionadas sem ranger os dentes..
FATORES DE RISCO:
Posição dos Dentes:
Quem tem a arcada dentária irregular ( se ela não se encaixar direito)
Está mais sujeito ao bruxismo.
Estado Emocional
O fator mais importante é o psicológico. O Bruxismo costuma se manifestar quando a pessoa esta nervosa ou enfrenta uma situação de estresse.
Quem esta mais sujeito:
O bruxismo atinge em torno de 15% da população é mais comum entre mulheres e entre adolescentes.
Mulheres
O estado emocional é determinante para o bruxismo, e as mulheres, são de forma geral, mais instável emocionalmente do que os o homens. Por isso o problema é comum entre elas, e especialmente durante a gestação.
Adolescentes
As transformações física e emocional vivida nesta faixa etária tornam os adolescente bastante sujeito ao bruxismo.
CONCEQUENCIAS
Como esta dormindo, a vitima de bruxismo não nota de ranger os dentes e costuma ser alertada sobre o problema pelas pessoas com quem ela dorme. Mas ao acordar, surgem alguns sintomas. Entre eles, os primeiros e mais comuns são, dores em diversas área do corpo:
Dores de cabeça
A pessoa sofre cefaleia e até de emxaqueca
Dor de ouvido
Como canal auditivo fica próximo da mandíbula, é