tesla
Princípio da Sobreposição das Camadas
Segundo este princípio, em qualquer sequência a camada mais jovem é aquela que se encontra no topo da sequência. As camadas inferiores são progressivamente mais antigas. Este princípio pode ser aplicado em depósitos sedimentares formados por acresção vertical, mas não naqueles em que a acresção é lateral (por exemplo em terraços fluviais). O princípio da sobreposição das camadas é válido para as rochas sedimentares e vulcânicas que se formam por acumulação vertical de material, mas não pode ser aplicado a rochas intrusivas e deve ser aplicado com cautela às rochas metamórficas.
Princípio da Horizontalidade Original
Este princípio estabelece que camadas de sedimentos são originalmente depositados horizontalmente. O princípio é importante para a análise do estrato geológico. O estrato, a quando a sua formação, é horizontal e paralelo à superfície de deposição. A partir dessas observações derivou a conclusão de que a Terra não se formou de um movimento estático, e sim de grandes forças de trabalho ao longo de grandes períodos de tempo, formando a teoria das placas tectónicas.
Princípio da continuidade lateral, no contexto da geologia, é um dos três princípios de Steno que definem a estratigrafia. De acordo com a definição, as camadas de sedimentos são contínuas e estendem-se até a margem de bacia de acumulação, ou se afinam lateralmente.
James Hulton
O uniformitarismo é uma corrente de pensamento geológico idealizada por James Hutton, que é considerado o pai da geologia moderna.
Os princípios da teoria são:
Atualismo geológico: Os acontecimentos do passado são resultado de forças da Natureza idênticas às que se observam na atualidade;
Gradualismo: Os acontecimentos geológicos são o resultado de processos lentos e graduais.
O Plutonismo é um fenômeno magmático que se processa nas regiões profundas da crosta terrestre quando o magma, ao penetrar na crosta terrestre, não consegue rompê-la ficando preso, retido em