Tesla Vs Edison
2012-01-17 - Um dos maiores debates de sempre sobre tecnologia, com enorme influência na indústria da electricidade, foi travado em Nova Iorque, no século XIX: CA (corrente alternada) versus CC (corrente contínua)
Poucos se lembram do debate em si, mas as personagens são ainda bem conhecidas. De um lado, Thomas Edison (à direita, na imagem) e a General Electric, impulsionando o transporte e sistemas de distribuição de energia baseados em tecnologia CC; do outro, Nikola Tesla (à esquerda, na imagem) e a Westinghouse, esforçando-se por promover a tecnologia CA. Com o fornecimento da electricidade a dar os seus primeiros passos, muito dependia da escolha da tecnologia certa para electrificar lares e empresas, em todo o país.
Nesta época, a revolução industrial nos Estados Unidos da América estava em rápido desenvolvimento. Homens famosos como Andrew Carnegie, JP Morgan e outros tornavam-se conhecidos pelas suas práticas agressivas de crescimento industrial, e os dois lados deste conflito não demonstravam também demasiados escrúpulos: os principais apoiantes da tecnologia CC recorreram muitas vezes a práticas de marketing muito duvidosas para exagerar os perigos da tecnologia CA.
No entanto, as práticas menos honestas não impediram que a Guerra das Correntes fosse vencida pela CA, que tem sido, desde essa época e em todo o mundo, a plataforma utilizada para o transporte de electricidade.
Apesar disso, a cidade de Nova Iorque, sendo o campo de batalha desta guerra, tinha já feito investimentos numa série de instalações em CC, e estas, naturalmente, continuaram em operação durante muitos anos, em paralelo com a sempre crescente rede de sistemas em CA. Só em 1927 Nova Iorque decidiu substituir o equipamento CC, e apenas em 2007 foi removido o último - ou seja, 125 anos após o final da Guerra das Correntes .
Mas, se a tecnologia CA era perfeitamente adequada às condições da época - e foi-no durante grande parte do século XX -