Tese de mestrado
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
REDUÇÃO DE HARMÔNICOS DE CORRENTE EM RETIFICADORES DE MÚLTIPLOS PULSOS - GENERALIZAÇÃO DAS CONEXÕES DIFERENCIAIS
Dissertação submetida à Universidade Estadual Paulista como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Elétrica.
VINÍCIUS ASSAD GONÇALVES
Ilha Solteira, Abril de 2006.
Resumo da Dissertação apresentada à UNESP-FEIS como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Elétrica.
REDUÇÃO DE HARMÔNICOS DE CORRENTE EM RETIFICADORES DE MÚLTIPLOS PULSOS GENERALIZAÇÃO DAS CONEXÕES DIFERENCIAIS
Vinícius Assad Gonçalves
Abril/2006 Orientador: Falcondes José Mendes de Seixas. Área de Concentração: Sistemas de Energia (Eletrônica de Potência). Palavras-chave: autotransformador, conexão diferencial, fator de potência, distorção harmônica, múltiplos pulsos, conversor CA-CC, retificador. Número de Páginas:182.
RESUMO: Este trabalho apresenta o estudo comparativo de diversas topologias de conversores CACC trifásicos de múltiplos pulsos, baseados nas conexões especiais de transformadores, principalmente nas conexões diferenciais de autotransformadores. Esta técnica de retificação trifásica apresenta as vantagens do baixo conteúdo harmônico de corrente na rede e da reduzida potência aparente processada pelo núcleo dos autotransformadores. As conexões Y-diferenciais e Delta-diferenciais de 12 e de 18 pulsos são generalizadas através de expressões algébricas únicas que descreve toda a família dos conversores desta natureza, para quaisquer valores de tensão de entrada e de saída. Dentre estes conversores, a topologia Delta-diferencial de 18 pulsos é escolhida para estudo detalhado da distorção harmônica de corrente na rede de alimentação, além do projeto e da implementação de dois protótipos, um de 1 kW e outro de 6 kW. As saídas das estruturas retificadoras são ligadas em paralelo com o uso de transformadores de