Territorialidade e temporalidade
Dados Gerais
Disciplina
Técnicas Retrospectivas
Professor
Artur Rodrigues
Aluno
Luiz Roberto Dutra Celestino
Turma
8º Período
Luis.710@hotmail.com
Análise do Texto
Título do Texto
As territorialidades e as temporalidades
Autor (es)
SAQUET, Marcos Aurelio
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Territorialidade
Temporalidade
Espaço
Relações sociais
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
O texto faz uma divisão das temporalidades e das territorialidades, mesmo que ambas ocorram ao mesmo tempo, ou seja, são multidimensionais, para facilitar o entendimento e explicitar de forma eficaz como se dá a construção das cidades e suas vivências a partir desses fatores.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
Para o autor a territorialidade se baseia em quatro pilares interligados, um abordando as relações sociais e suas variações, como apropriações do espaço urbano, como atitudes comportamentais e relacionado às práticas espaciotemporais.
A partir do texto podemos perceber que a territorialidade assume também um caráter de mobilização, onde o desenvolvimento se dará através da cooperação, práticas estas, que também são temporais e complexas. Já as temporalidades podem ser percebidas através das desigualdades econômicas, ações do cotidiano e percepções dos processos e fenômenos, a partir de observações que fazemos no que concerne aos ritmos da natureza e da sociedade, onde ao mesmo tempo as temporalidades podem influenciar em processos econômicos e políticos, a efetivação das centralidades e dos centros, entende-se assim que a temporalidade é absoluta e relativa ao mesmo tempo.
Vemos também que segundo Robert Sack, “A territorialidade está intimamente relacionada ao como as pessoas usam a terra, como organizam o espaço e como não significados ao lugar”, onde percebemos que a territorialidade intimamente relacionada à poder, ou seja, a atuação de estratégias, controle, comunicação e estão em constante movimento, presentes ainda na