Terremotos
Do UOL, em São Paulo
24/08/2014
Ao menos quatro países registraram terremotos nas últimas 24 horas. Chile, Estados Unidos, Irã e Islândia foram vítimas de abalos sísmicos entre sábado (23) e domingo, mas os casos não estão relacionados. Nos Estados Unidos, dezenas de pessoas ficaram feridas, duas delas com gravidade.
A 'onda' de terremotos começou no Chile, no sábado, quando um abalo de magnitude 6,2 atingiu a região central do país.
Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o epicentro do terremoto foi a 37 quilômetros ao norte da cidade de Valparaíso.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile descartou a possibilidade de um tsunami. No último dia 1º de abril, um terremoto de magnitude 8,2 atingiu o país e deixou oito mortos.
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/08/24/terremotos-atingem-tres-paises-em-24-horas.htm
O aumento do número e da intensidade dos terremotos nos últimos anos torna preocupante a vida de nós seres humanos, sabendo que estamos sujeitos a esses “imprevistos geológicos”.
Dentro de um mês tivemos notícias de vários terremotos, situação alarmante, vendo que até mesmo tremores menores causam muitos danos.
“Estima-se que ocorram a cada ano cerca de 500 mil tremores em todo o globo, havendo quem fale até de 1 milhão de sismos, dos quais 100 mil são percebidos pelas pessoas com seus próprios sentidos, e pelo menos mil causam danos.”
Como consequência desses tremores, a destruição de construções, mortes, tsunamis, caso ocorram terremotos no mar.
Podem fazer vulcões entrarem em erupção, causando a morte de vários seres vivos, devido a erupção de lavas e emissão de gases tóxicos. Contando também com a queda brusca de temperatura, seguido pela elevação imediata para altas temperaturas, causando choque térmico, e prejudicando a flora. Contaminação de fontes de água, poluição atmosférica, nuvens de fumaça e