terremotos
ENGENHARIA CIVIL
MECÂNICA DOS SOLOS E GEOLOGIA DE ENGENHARIA
TERREMOTOS
EARTHQUAKES
Matheus Henrique Camargo de Oliveira
Acadêmico de Engenharia Civil pelo Centro
Universitário Dinâmica das Cataratas.
Foz do Iguaçu/PR 2014
INTRODUÇÃO
O QUE SÃO TERREMOTOS
Os terremotos ou abalos sísmicos são movimentos bruscos e repentinos das placas tectônicas, que resultam em falhas no terreno, é causado devido ao acumulo de energia que se gerou ao longo de grandes períodos de tempo. A liberação desta energia, cria ondas de choque (ondas sísmicas) que se propagam a partir de um ponto inicial ou hipocentro, onde se deu início ao movimento tectônico, causando abalos em todas as direções, movimento esse que se chama terremoto.
Figura 1: Modela da propagação de onda a partir de um foco. Fonte: http://moho.iag.usp.br/sismologia/ondasSismicas.php
Em um terremoto são produzidos três tipos de ondas sísmicas a partir de seu hipocentro, as ondas primárias (P), as ondas secundárias (S) e as ondas longas ou de superfície (L).
Ondas primárias (P) – Ondas longitudinais, de pequena amplitude, semelhante às ondas sonoras. Sua velocidade aumenta quando as ondas passam de uma camada de menor densidade para outra camada de maior densidade, quando a onda primária entra em uma camada líquida sua velocidade diminui abruptamente e a onda sofre refração e reflexão, sua velocidade varia de 5,5 a 13,8km/s
Ondas secundárias (S) – Ondas transversais, de modo que a direção da vibração das partículas é perpendicular à direção da propagação da onda, são ondas que não se propagam através de líquidos, sua velocidade varia de 3,2 a 7,3 km/s.
Ondas longas ou de superfície (L) – Quando as ondas P e S se se combinam na superfície e se propagam horizontalmente, formam-se as ondas longas ou de superfície (L). Há dois tipos de ondas de superfície, as ondas Rayleigh