Terras raras
Os ETR estão contidos, principalmente, nos minerais dos grupos da bastnaesita (Ce, La)CO3F, monazita (Ce, La,)PO4, argilas iônicas portadoras de terras raras e xenotímio (YPO4). As maiores reservas de bastnaesita estão na China (Baotou) e nos EUA (Mountain Pass).
No Brasil, Austrália, Índia, África do Sul, Tailândia e Sri Lanka os ETR ocorrem na monazita e em areias com outros minerais pesados (ilmenita, zirconita e rutilo).
No Brasil também se destaca a ocorrência de importantes depósitos de ETR em carbonatitos, como em Catalão (GO), Araxá (MG), Mato Preto (PR), Anitápolis (SC) e outros. A demanda pelos ETR vem se intensificando, devido ao uso diversificado em setores de alta tecnologia da indústria (catalisadores para refino de petróleo e veículos automotores, baterias para carros híbridos, imãs permanentes para motores miniaturizados, telas planas de televisão e de computadores, lasers, polimento de vidros, cerâmica). A China possui 36,5% das reservas mundiais de terras raras, seguida pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e dos EUA. A China continua na liderança da produção mundial, com mais de 97%. A grande produção permite à China manter preços baixos para as ETR e seus produtos, ao mesmo tempo que desestimula a produção e a pesquisa das mesmas pelos demais países.
As reservas brasileiras de terras raras representam menos de 1% do total mundial. Somam 40 mil toneladas (medidas