Terras raras
Terras-Raras
Filipe Costa França
T.I Turma: B
Matutino
Terras-Raras
Terras-raras, um grupo abundante de 17 elementos químicos, “terras” grupo de elementos inicialmente isolados sob a forma de óxido e “raras” elementos minerais de difícil separação.
As propriedades químicas de terras-raras são utilizadas numa grande variedade de aplicações tecnológicas, como produção de catalisadores, matérias luminescentes e de magnetos usados em aplicações como supercondutores e em optoeletrônica, carros híbridos, tubos de raios católicos para televisores e computadores, etc.
Atualmente, o mercado mundial é liderado pela China, que detêm 97% da produção, porém, tal produção diversas vezes é proporcionado pó r meio ilícito, com grande impacto ao meio ambiente. A extração é feita por um caminho previamente perfurado onde ocorre a remoção dos elementos de interesse, o problema neste mecanismo é que os produtos químicos utilizados se disseminam na natureza e podem causar impactos negativos ao meio ambiente.
No Brasil também é feita a extração desses elementos, embora apresente reservas estimadas de 3,5 bilhões de toneladas, o Brasil ainda mostra atraso na produção de terras-raras.
O incremento desta produção no Brasil poderá dar ao país autonomia, inserindo-o no seleto grupo de países processadores deste tipo de metal, aplicando em áreas de elevada tecnologia. Segundo o governo existe decisão para considerar os elementos de terras-raras estratégicos para o país, intensificando, em conseqüência, sua produção, mas falta demanda, as empresas não se decidem em assumir o risco de iniciar a cadeia de produção.
As reservas nacionais de terras-raras conhecidas estão localizadas nos estados de Minas Gerais e Goiás, há também reservas que precisam de confirmação na região da Amazônia.
Fontes:
* Wikipedia.org * Exame.abril.com.br *