terorias
Para a Gestalt o "todo é maior do que a soma de suas partes" isto é o que é aprendido é mais do que a soma das respostas que possa ocorrer. A ênfase da Gestalt é focalizar principalmente no esclarecimento do fenômeno "insight" e a sua relação com a formação de conceitos. A aprendizagem, para os gestaltistas é determinada pelo padrão, ou configuração dos elementos estimulados no campo a ser aprendido e no como se organizam em um todo, determinando o caráter do campo perceptual. O campo perceptual será mudado, de acordo com a reestruturação ou emergência de novos padrões dos estímulos.
Em contraste com o "insight" da Gestalt encontra-se o conceito de ensino e erro dos conexionistas. O aprendiz experimenta a resposta certa ao acaso, enquanto que na Gestalt, o aprendiz reage a um padrão, ou melhor à situação total.
Os principios da Gestalt levaram os educadores a modificar as técnicas de trabalho, pela organização dos materiais e as atividades dos educandos em unidades mais amplas ou segundo os termos gestaltistas em significados percebe-se que a Gestalt determina as condições de uma melhor estrutura na percepção e nas leis de sua transformação que refere à participação do sujeito e do objeto na significação da aprendizagem. A importância da percepção dentro do processo da aprendizagem é que não consiste numa simples aquisição de respostas mecânicas ou num simples resultado de ensaio e erro, mas sim num processo ativo, inteligente e global de ensino e aprendiagem.
A psicologia se consolidou, ao longo do século XIX, como uma vertente filosófica; neste período ela estudava tão somente o comportamento, as emoções e a percepção. Vigorava então o atomismo, buscava-se compreender