Termômetros
Finalidade dos termômetros.
A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
Conseguimos perceber o quanto um objeto está quente ou frio através do simples contato com o objeto e, dependendo do caso, basta nos aproximarmos dele. Esta sensação de frio e quente está relacionada com o que denominamos temperatura. Corpos mais quentes apresentam maior temperatura do que corpos mais frios. Porém, precisamos salientar que essa sensação térmica é relativa, pois depende da situação e da nossa sensibilidade individual.
Até o século XVIII não existia maneira de se medir corretamente diferentes graduações de frio e quente, apenas havia sensações de um corpo mais frio do que outro. Um médico media a febre de um paciente sentindo-lhe a testa, assim como as mães fazem com seus filhos, usando as mãos sobre a testa, ou os lábios.
Os cientistas sentiam-se mais frustrados do que qualquer outra pessoa, porque não dispunham de qualquer instrumento satisfatório que pudesse medir a temperatura com mais precisão, até que o termômetro foi criado.
Identificar se uma pessoa tem febre é apenas uma das utilizações para o termômetro que tem servido ao homem desde que Galileu inventou o termoscópio, por volta de 1592.
A figura mostra dois termoscópios com diferentes alturas da coluna de líquido, sendo que maior será a temperatura quanto maior for a altura.
Se a medida da temperatura do objeto que estamos analisando for maior do que a do objeto escolhido como padrão, dizemos que ele está mais quente, porém, se for menor, dizemos que está mais frio.
Então, a temperatura pode ser definida como a propriedade física que indica o quanto um objeto é quente ou frio em relação a outro objeto tomado como padrão.
Evolução dos termômetros.
Termômetro clínico utilizado na medição da temperatura do corpo humano. Esse termômetro utiliza a dilatação de