Termos e significados
Contexto: ” Enquanto alguns dos críticos até chegam a contestar a cientificidade da ’policy analysis' pela falta de teorização, para Wollmann, ao contrário, a ‘policy analysis' contém o potencial analítico de superar uma abordagem isolada que dá prioridade ou dimensões institucional (‘polity') ou dimensões político-processual, ao deixar confluir a dimensões materiais de política (isto é, fins, impactos, etc.) com as dimensões institucional e político-processual.”
Referência:KLAUS, Frey. Políticas Públicas: Um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de Políticas Públicas no Brasil. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/viewFile/89/158Acesso: 15/05/2013.
Significado e fonte aonde foi pesquisado:” Laswell (1936) introduz a expressão policy analysis(análise de políticas públicas), ainda nos anos 30, como forma de conciliar conhecimento científico/acadêmico com a produção empírica dos governos e também como forma de estabelecer o diálogo entre cientistas sociais, grupos de interesse e governo.”
Referência: SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf Acesso: 15/05/2013.
Aplicação ou exemplo prático: O policy analysis no Brasil é tomado de acordo com sua peculiaridades democrática e cultural, para a análise empírica e conceitual de suas políticas públicas. 2- Policy Makers
Contexto: “Simon (1957) introduziu o conceito de racionalidade limitada dos decisores públicos (policy makers), argumentando, todavia, que a limitaçãoda racionalidade poderia ser minimizada pelo conhecimento racional.”
Referência: SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf Acesso: 15/05/2013.
Significado e fonte aonde foi pesquisado: “Formuladores de políticas, motivados por um protagonismo do qual resultam processos que demandam o remodelamento de políticas sociais